Conheça mais sobre a linha Honda CG, a mais vendida do Brasil

Conheça mais sobre a linha Honda CG, a mais vendida do Brasil

A grande maioria dos brasileiros tem ou já teve uma motocicleta da linha CG na garagem, e alguns até aprenderam a pilotar sobre duas rodas utilizando este modelo. Mas você conhece a história completa por trás deste grande sucesso da Honda? A equipe da Honda Motoroda separou alguns dos pontos mais importantes dessa história para você. Que tal conhecer um pouco mais da história da linha CG?

A história da linha de motocicletas mais vendida do Brasil começa no final de 1976, quando a fábrica da Honda começou a operar em Manaus, e este modelo já conta com nove gerações que conquistaram os corações e as garagens dos brasileiros apaixonados pelo universo das duas rodas.

1ª geração: 1976 a 1982

A famosa Honda CG 125, a primeira da Honda com o selo “Made in Manaus”. Na época, a Honda começava a produzir as motocicletas em solo nacional ao invés de importá-las, e este modelo ficou em produção praticamente sem nenhuma mudança até o ano de 1980. No ano de 1981, a linha CG trouxe mais inovação para o mercado nacional, tornando-se a primeira linha de motocicletas a utilizar o etanol no mundo inteiro.

2ª geração: 1983 a 1988

Nesta geração, o design da Honda CG passou a ser diferente, e o carburador com sistema Ecco passou a reduzir ainda mais o consumo de combustível, que já era baixo. Em 1985, o câmbio desta linha passou a ter 5 marchas e, em 1988, surge a versão profissional do modelo, a Honda CG Cargo, que fez tanto sucesso a ponto de continuar em circulação até hoje.

3ª geração: 1989 a 1993

A terceira geração começa com a Honda CG Today, que trouxe muitas mudanças estéticas e recebeu um chassi ainda mais reforçado. Dois anos depois, a linha recebeu 69 alterações no motor e mais 74 no chassi, que melhoraram o que já era ótimo, deixando a Honda CG mais potente, econômica e moderna. 

4ª geração: 1994 a 1999

Esta geração da Honda CG trouxe a adorada e desejada por quase todos os motociclistas, a Honda CG Titan, que apresentava o conhecido design com tanque arredondado e mais 90 alterações técnicas na linha. O novo sistema de freios e um conjunto de embreagem mais robusto aumentaram a segurança no modelo que passa a ser o top de linha.

5ª geração: 2000 a 2003

Na quinta geração da linha CG, a Titan foi aperfeiçoada mais uma vez, com um novo banco, rabeta e farol com lente de policarbonato, material mais leve e resistente do que o utilizado anteriormente. Eram três versões do modelo: a KS tinha partida a pedal e freio dianteiro a tambor; a KSE era acionada apenas por partida elétrica, a top das tops; e a ES, que tinha freio a disco. No pneu traseiro, a tecnologia Tuff-Up retardava a perda de pressão caso houvesse algum furo.

6ª geração: 2004 a 2009

A sexta geração chegou chegando, com o inovador motor 150 cc equipando a Titan e o motor 125 cc voltando no ano seguinte para equipar a CG Fan. Nesta geração, surge a Honda CG 150 Sport, mais caprichada no visual e, além de tudo, mais potente.

7ª geração: 2010 a 2013

A sétima geração da Honda CG marcou mais uma inovação tecnológica com a Titan: o adeus ao carburador, passando a contar com o sistema de injeção PGM-FI, além de um novo visual, completamente repaginado. A CG Fan também ganhou um upgrade, passando a ser equipada com o motor OHC. A CG 150 Titan Mix foi a pioneira da Honda trazendo a possibilidade de ser abastecida tanto com álcool quanto com gasolina. Esta tecnologia foi implementada na Fan, algum tempo depois, mesmo que o modelo seja considerado mais modesto.

8ª geração: 2013 a 2015

A Honda ampliou a família CG mais uma vez, trazendo mais três modelos da Honda CG 125 Fan, as Hondas KS, ES e ESDi. Nesta geração, também fomos apresentados às novas versões da Honda CG 150 Titan, EX e ESD. Além delas, a Honda CG Cargo passou a ser oferecida em duas versões, com motores de 150cc, que podia ser abastecida tanto com etanol quanto com gasolina, e 125cc. O até hoje utilizado sistema de freios CBS também estreou nesta geração, junto com a Honda CG 150 Start.

9ª geração: 2015 a 2022

Foi aqui que o motor de 160cc passou a equipar toda a linha CG. Com esta inovadora mudança na parte mecânica, a estética não ficou para trás, e toda a linha foi remodelada. Em 2017, a linha Honda CG foi a porta de entrada para o sistema SSF para a suspensão dianteira. Agora a versão 2022 marca os 45 anos do modelo, trazendo diversas modernizações estéticas importantes, como a nova carenagem de farol e laterais do tanque para os modelos CG, Fan, Cargo e Titan.

Parabéns! Agora você já sabe tudo sobre a Honda CG, mas sempre há mais para conhecer. Visite a Honda Motoroda e descubra mais sobre a história da linha de motocicletas mais vendida do Brasil.

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