A importância de ter uma antena corta pipa na sua motocicleta

A importância de ter uma antena corta pipa na sua motocicleta

No Brasil, são poucos os que não cresceram empinando pipas, papagaios ou arraias. Datada dos anos 1200 a.c, na região que hoje se encontra a China. Mas, a pipa é uma tradição antiga, que está longe de ser inofensiva.

Fator de risco para os motociclistas, as linhas de pipa com cerol podem machucar e muito. O cerol é feito com uma mistura de vidro moído e cola de sapateiro, e é passado nas linhas dos pipas com a finalidade de cortar a linha do adversário, prática muito popular entre os "pipeiros". 

Dos tipos de linha existentes, dois são os mais perigosos para os motociclistas, e podem ameaçar a sua integridade física. A linha com cerol, mais comum e já mencionada, e a Linha Chilena, que já foi proibida em alguns municípios e até em alguns estados. A segunda tem maior poder cortante (e letal!), já que é feita com uma mistura de cola de sapateiro e pó de ferro.

Mas, para prevenir este tipo de acidente com os amantes da motovelocidade, um pequeno dispositivo de segurança já foi inventado: a Antena Corta Pipa, que pode fazer toda a diferença na sua integridade.

Ela é feita com uma pequena lâmina na ponta, que corta as linhas, tanto com cerol quanto as perigosíssimas Linhas Chilenas, antes que ela chegue no piloto.

Essa antena deve ser instalada no guidão da sua moto, em uma posição paralela ao seu rosto, em uma altura ideal, sempre esticada, para ajudar na prevenção de cortes.

Seja na cidade ou em viagens, o motociclista deve sempre zelar pela segurança, assim como capacetes, o corta pipa é fundamental e tem estilos diferentes, mas segue sendo indispensável para a sua moto.

Ao escolher a antena corta pipa ideal para a sua moto, você deve levar em consideração alguns pontos, entre eles o número de estágios. Os modelos retráteis podem atingir até 65cm quando aberta, e apenas 20cm enquanto fechada. 

Você pode optar por uma proteção dupla para a sua moto, colocando duas antenas corta pipa, uma de cada lado do guidão, a eficiência de proteção às linhas se torna maior, fazendo com que a linha seja cortada antes mesmo de chegar próxima ao motociclista.

A maioria das antenas atualmente são colocadas no retrovisor, porém, para quem prefere o equipamento no guidão, existem boas opções. Feita especialmente para guidão de 1”.

As motocicletas do tipo scooter já necessitam de um modelo específico para elas. Existem modelos ideais para retrovisores do tipo Burgman, possuindo até 6 estágios de abertura.

Umas das principais vantagens da Antena Corta Pipa, é o seu preço que varia muito e não é tão caro, além de existirem diversos modelos no mercado, com antenas de dois a seis estágios. Há, ainda, algumas retráteis e reclináveis, normalmente confeccionadas em alumínio ou aço inox, que podem ser instaladas no guidão.

Não importa qual seja a escolha de antena corta pipa para sua moto, o mais importante é nunca circular por aí sem o equipamento.

Para saber mais sobre equipamentos para a sua moto, passe na Honda Motoroda ou entre em contato com a gente.


Whatsapp